Aguarde, carregando...

Facebook    Instagram    Youtube    Twitter   

NOTÍCIAS


Ivo10 Brazil faz história ao participar da Copinha 2022 apenas 10 meses após início das atividades em Teutônia

17/01/2022
Juan Reol - Mtb 41.452

Ivo10 Brazil faz história ao participar da Copinha 2022 apenas 10 meses após início das atividades em Teutônia

Menos de um ano após o início das atividades no Brasil, a unidade Ivo10 Brazil Football Academy de Teutônia, cidade localizada no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, deu mais um grande passo em sua ainda precoce história: a participação na edição de 2022 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior evento reunindo times de base no país e considerada a maior do mundo. A equipe atuou nos três jogos da primeira fase da competição entre os dias 3 e 9 de janeiro.

Em 10 de maio de 2021, quando a Ivo10 Brazil dava seu primeiro “chute” em terras brasileiras – o projeto começou em maio de 2020, em Macau, no sul da China -, nem mesmo os mais otimistas imaginavam que, pouco mais de 10 meses depois, os representantes de Teutônia (RS) estariam nas telas do principal canal de esporte do país atuando contra grandes equipes brasileiras na competição do tamanho que é a Copa São Paulo.

A Ivo10 Brazil entrou na disputa por meio de uma parceria com o Mixto Esporte Clube, de Cuiabá (MT). Detentor da vaga ao conquistar, após 16 anos, o Campeonato Mato-Grossense 2021, o alvinegro cuiabano precisava de suporte para atuar na Copinha 2022. Por intermédio do empresário César Soler, da CSR Sports – cofundadora da Ivo10 ao lado de Ivo e de William Gomes, de Macau -, o trabalho em conjunto se tornou possível.

Cerca de dois meses antes do início da Copa São Paulo, a pré-temporada teve início no Centro de Treinamento Ivo10 Brazil, no bairro Languiru, em Teutônia (RS). O time da casa entrou na parceria com a comissão técnica, metodologia de trabalho, estrutura e 17 atletas da região e outros que chegaram ao projeto por intermédio da CSR Sports vindos de São Paulo (SP). O Mixto-MT, além da camisa e da vaga, selecionou seus melhores jogadores Sub-20 e os enviou para o Sul: 13 ao todo.

Os 30 atletas, nascidos entre 2006 e 2001, ou seja, de 15 a 20 anos, iniciaram a pré-temporada em meados de outubro. No comando dos trabalhos o técnico Serginho Almeida, do Sub-17 da Ivo10 Brazil. Como auxiliar técnico, Henrique Schwarzer, do Sub-15. Completaram a lista de profissionais o diretor executivo de futebol, João Roberto Bandeira, o gerente executivo de futebol, Rafael Lima Bandeira, o preparador físico Caíto Kunrath, o preparador de goleiros Cristian Eidelwein, o supervisor de futebol Gustavo Fell e os coordenadores técnicos Renan Weber e Ferdinando Leda.

No dia 1º de janeiro de 2022, na hora do almoço, o sonho de disputar a maior competição de base do Brasil passou a se tornar realidade. A delegação, de ônibus, se dirigiu para Jaú (SP), sede do Grupo 10 e onde a parceria Mixto Esporte Clube / Ivo10 Brazil Football Academy / CSR Sports fez os jogos da primeira fase. A viagem durou cerca de 24 horas.

O Mixto-MT foi sorteado no Grupo 10 da Copinha ao lado de equipes difíceis. O Grêmio-RS, vice-campeão em 2020, último ano da competição antes da parada devido a pandemia do Covid-19; o XV de Jaú-SP, tradicional equipe paulista e dono da casa, contando com muito apoio do torcedor; e o Castanhal-PA, equipe paraense com investidor forte e com jovens no limite da idade para a competição e que vinham de dois anos de muitas competições, incluindo as principais do estado.

A estreia do Mixto Ivo10 Brazil aconteceu no dia 3 de janeiro, contra o Grêmio-RS. Mesmo enfrentando uma equipe superior em conjunto e entrosamento, os meninos de Cuiabá (MT) e Teutônia (RS) conseguiram igualar as forçar na maior parte da partida, recebendo elogios de quem assistiu no estádio e na televisão, principalmente dos comentaristas. Os gols gremistas foram às redes, aos 42 minutos do primeiro tempo e aos 50 da etapa final, um 2 a 0 que não fiz jus ao confronto, que merecia outro resultado final.

No dia 6 de janeiro, embate contra os donos da casa. O XV de Jaú-SP, que perdera na estreia por 1 a 0 para o Castanhal-PA, queria mostrar seu valor à sua torcida e veio com tudo para cima do Mixto Ivo10 Brazil. O resultado final, de 0 a 0, mostrou novamente que a parceria, mesmo com bem menos tempo de treinamento, estava dando resultado. De quebra o primeiro ponto de um time do Vale do Taquari na história do futebol daquela região do Rio Grande do Sul. Momento a ser lembrado.

O último jogo válido pela primeira fase do Grupo 10 da Copinha 2022 para o Mixto Ivo10 Brazil aconteceu no dia 9 de janeiro. O adversário era o Castanhal-PA, que vinha de vitória sobre o XV de Jaú-SP e derrota para o Grêmio-RS. Um triunfo sobre os paraenses era o suficiente para os meninos de Cuiabá (MT) e Teutônia (RS) seguirem adiante na competição. O mesmo valia para os adversários.

Em sua quinta participação na Copa São Paulo, o Mixto-MT havia avançado de fase apenas uma vez, em 2001. Já a Ivo10 Brazil seguiria fazendo história, estreando na competição de base mais disputada do mundo já com uma classificação. A ansiedade de um time mais jovem contra atletas experientes pesou na “decisão”, interrompendo o seguimento de um sonho. Após um primeiro tempo equilibrado, em que o Castanhal-PA achou o gol após pênalti aos 22 minutos, a Ivo10 Brazil aceitou a pressão adversária e, antes mesmo dos 10 minutos da etapa final, os paraenses já haviam ampliado o placar para 3 a 0.

Vini Alemão, artilheiro da Ivo10 Brazil em 2021 com 12 gols e com os títulos Sub-15 e Sub-17 do Campeonato Liga Serrana 2020 – foi dele o gol da conquista na grande final do Sub-15 - e Sub-17 do Campeonato Liga Serrana 2021 na bagagem, marcou o primeiro gol da história da Ivo10 Brazil em uma disputa da Copa São Paulo. Nos acréscimos do segundo tempo, após bela jogada de Gustavo Bigode pela esquerda, ele apareceu entre os zagueiros para mandar para o fundo das redes. O resultado final de 3 a 1 não era o planejado, mas foi o possível de um projeto de pouco mais de 10 meses que tem muito a mostrar pela frente nos próximos anos.

O diretor executivo de futebol da Ivo10 Brazil Football Academy, João Roberto Bandeira, falou sobre a participação história da equipe de Teutônia (RS) na Copa São Paulo de Futebol Júnior. “Nossa expectativa era contrariar a lógica e não só sermos pioneiros na região em participação na maior competição de base do mundo, mas avançar de fase. Infelizmente não foi possível, mas fica a satisfação pelo aprendizado e a certeza de que a experiência adquirida servirá de base para as próximas edições”, resumiu.

Serginho Almeida também fez uma análise da equipe Mixto Ivo10 Brazil na Copinha 2022. Técnico do Sub-17 da Ivo10 Brazil desde 10 de maio de 2021, ele conhece bem os jovens que representaram o Vale do Taquari na competição. Além disso, por quase dois meses, trabalhou diariamente, em dois períodos, com todo o grupo, incluindo os atletas que chegaram de Cuiabá (MT).

“Ficamos muito felizes de participar da Copa São Paulo, a competição de mais alto nível em campeonato de juniores do Brasil. Disputamos com nossa equipe Sub-17 da Ivo10 Brazil somada aos atletas que chegaram do Mixto-MT, a maioria com 19 e 20 anos. Muito legal ter identificado a qualidade deles, a ousadia, a coragem em uma competição com times formados por atletas de 20 e 21 anos, e os nossos, juvenis atuando de igual para igual”, iniciou Almeida.

E continuou: “No primeiro jogo, contra o Grêmio-RS, foi muito interessante de ver a qualidade técnica e a coragem deles em campo. E a intensidade de jogo, trabalhando com transição, chegando no gol do adversário a todo momento no segundo tempo. Mesmo com resultado ruim, foi uma boa estreia. Nas partidas seguintes, contra XV de Jaú-SP e Castanhal-PA, não conseguimos a classificação devido os meninos estarem se descobrindo na questão de força, de usar o corpo, o tempo de bola, um monte de coisa que, no futebol, é com o tempo que você vai aprendendo. Mas ficamos felizes de ver a coragem, de ver a ousadia e a qualidade técnica que esses meninos têm. Sabemos que vamos colher muitos frutos, porque são bons jogadores, são meninos interessantíssimos e a Ivo10 não passou vergonha em nada, ao contrário, foi um orgulho para todos nós de vermos que o trabalho foi bem executado. Foi muito legal”, finalizou o técnico Serginho Almeida.

A reapresentação pós férias da Ivo10 Brazil Football Academy está agendada para 7 de fevereiro. As equipes Sub-17 e Sub-15, comandadas por Serginho Almeida e Henrique Schwarzer, respectivamente, iniciam a preparação para os desafios da temporada, principalmente as competições do Campeonato Liga Serrana – em busca do tricampeonato – e do Gauchão Noligafi, no Centro de Treinamento Ivo10 Brazil, no bairro Languiru, em Teutônia (RS). A CSR Sports, assim como aconteceu em 2021 com o EC Guarani-RS, estuda parcerias para a disputa de mais competições, incluindo as organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol.

CSR Sports
Todos os 30 atletas inscritos na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022 são agora atletas com carreira gerenciada pela CSR Sports. Alguns deles já faziam parte da lista de clientes da empresa, como o goleiro Montanha, o lateral-esquerdo Isaías Jr., os volantes Juan Pablo e Dhomini, os meias Castro e Marco Antônio e os atacantes Gustavo Bigode, Kássio e Vini Alemão.