Aguarde, carregando...

Facebook    Instagram    Youtube    Twitter   

NOTÍCIAS


Técnico Ailton Silva salva Monte Azul do rebaixamento no Paulista A2 em missão “quase” impossível

14/03/2023
Juan Reol - Mtb 41.452

 

O técnico Ailton Silva chegou ao Atlético Monte Azul na 7ª rodada do Campeonato Paulista A2 2023 com a “quase” impossível missão de segurar o clube na divisão. Último colocado, com apenas três pontos conquistados até então e sem nenhuma vitória sequer, o time de Monte Azul Paulista (SP) viu no experiente treinador sua única chance de não cair para a A3, a terceira divisão do Estado. Foram necessários oito jogos para operar o milagre, mas “missão dada é missão cumprida”. Com vitória fora de casa por 2 a 0 sobre o Lemense-SP na última rodada da primeira fase, o Azulão conquistou seu principal objetivo do primeiro semestre, a permanência. Lemense-SP e São Caetano-SP jogarão na terceira em 2024.

Em oito rodadas no comando do Monte Azul-SP foram três vitórias, dois empates e três derrotas. Os 11 pontos conquistados por Ailton Silva - somados aos três da comissão técnica anterior - foram cirúrgicos para a permanência do Azulão na divisão. Além de salvar a equipe, o comandante fez ainda seu time render o que não vinha rendendo nas primeiras rodadas da A2, com destaque para o centroavante Lucas Gadelha. Dos seis gols anotados por ele na competição, cinco foram após a chegada do novo técnico. E foram do camisa 9 os dois tentos da vitória por 2 a 0 sobre o Lemense-SP no confronto disputado no sábado (11), no Estádio Municipal Bruno Lazarini, em Leme, válido pela 15ª e última rodada do Campeonato Paulista.

“Vocês não imaginam o quanto foi difícil, mas fomos abençoados e acabou dando tudo certo. Estamos muito felizes e aliviados, cada um voltando para casa com o dever cumprido. E aguardando um novo desafio para voltar ao mercado”, resumiu o treinador Ailton Silva que, mesmo sempre almejando acessos e títulos, entende que a missão no momento no Monte Azul-SP era a permanência na divisão.

Com carreira internacional consolidada, principalmente na Tailândia após o título da Toyota Thai League 2019 pelo Chiangrai United-TAI e o prêmio de melhor treinador da competição, Ailton Silva teve dificuldades em seguir na Ásia no período em que o mundo se uniu contra o vírus do Covid-19. Ainda durante esse trágico momento, ele conseguiu retornar a Tailândia para dirigir o Chiangrai United-TAI em 2021 e começo de 2022, mas foi um trabalho que acabou não durando.

Em 2023 ele aceitou a proposta da CSR Sports de iniciar o desafio de reconstrução do Novo Futebol Clube-MS, que estava mudando sua sede de Campo Grande (MS) para o novo município, Sidrolândia, que fica situada a 70 quilômetros da Capital, e que vinha de acesso de volta à primeira divisão estadual depois do primeiro rebaixamento.

Ao lado do empresário César Soler, Ailton Silva montou a equipe mesclando atletas experientes, como o atacante Rodriguinho e o volante Bruno Sabino, com jovens de 16 a 19 anos originários do projeto Ivo10 Brazil Football Academy. Além dos jogadores escolhidos, ele participou da montagem da estrutura básica para a disputa do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A e criação de toda metodologia de trabalho. Ainda nos primeiros dias de janeiro, comandou a pré-temporada ao lado do auxiliar técnico Juninho Nogueira e do preparador físico Rodrigo Kolzer, dando uma “cara” ao time.

O acerto de Ailton Silva com a CSR Sports era o de, caso aparecesse alguma proposta interessante, ele teria portas abertas para seguir seu caminho, deixando o Novo FC-MS encaminhado no Sul-Mato-Grossense. E foi o que aconteceu. Após uma derrota e uma vitória no comando da equipe de Sidrolândia (MS), o técnico seguiu de volta ao futebol de São Paulo, deixando no comando o então auxiliar técnico Juninho Nogueira, que trouxe sua visão ao trabalho, mas seguiu o que foi iniciado por Silva. E não deu outra: time classificado para o mata-mata do MS com duas rodadas de antecedência.

Ailton Silva
O técnico Ailton Silva ganhou destaque internacional com o título da 1ª Divisão do Campeonato Tailandês dirigindo o Singha Chiangrai United, em 2019. Aos 57 anos, o treinador aproveitou bem sua passagem na Tailândia ao levar o Chiangrai ao título nacional. Ele chegou em fevereiro de 2019 e saiu campeão no mesmo ano, em novembro. Seu primeiro trabalho como técnico aconteceu no River Plate-SE, em 2011, equipe que comandou na conquista do Campeonato Sergipano – o segundo título estadual da história do clube.

Ailton Silva também treinou o São Caetano-SP (2012-2013), Mogi Mirim-SP (2013-2014/2015), Ferroviária-SP (2014), Portuguesa-SP (2014-2015), Juventus-SP (2016), Itabaiana-SE (2017), Campinense-PB (2017), Confiança-SE (2017-2018), Juareiense-BA (2018-2019), Chiangmai United-TAI (2021-2022), Novo FC-MS (2023) e Monte Azul-SP (2023).

Sua carreira integrando comissões técnicas começou em 1996 nas categorias de base do São Paulo-SP. Em 2005 ele trocou o Tricolor Paulista pelo Palmeiras-SP, também atuando com os jovens. Em 2007 ele teve sua primeira experiência internacional trabalhando no CF Atlético Ciudad, da 3ª Divisão da Espanha, como diretor esportivo. Em 2008 voltou ao Brasil para ser auxiliar técnico no Santo André-SP. E ainda trabalhou nas comissões de São Bento-SP, Desportivo Brasil-SP e Portuguesa-SP antes de assumir o cargo de técnico no River Plate-SE.

Brasileiro natural de São Paulo (SP), Silva possui a Licença PRO, principal documentação da profissão e que é expedida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).