PARCEIROS
Novo Futebol Clube de Sidrolândia
O Novo Futebol Clube, de Mato Grosso do Sul, inicia 2023 com significativas mudanças desde sua fundação, que aconteceu em 11 de outubro de 2010, ainda como Novoperário Futebol Clube-MS. A partir desta temporada a jovem equipe sul-mato-grossense passa a contar com gestão da CSR Sports por intermédio do empresário César Soler. Parceiro indireto do time desde 2018, quando formou o selecionado que disputou o Campeonato Brasileiro Série D e, mais recentemente, o grupo que trouxe o NFC de volta à elite do MS com o vice do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B 2022, o agente paulistano assume em definitivo o departamento de futebol com montagem e preparação do elenco que já estreia no Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A 2023. A Ivo10 Brazil Football Academy, com unidades em Macau, no sul da China, e Teutônia, no Rio Grande do Sul, do atleta Ivo, será parceira dessa nova fase do clube.
Outra mudança da equipe, que foi fundada por torcedores do Operário Futebol Clube-MS após o time da Capital passar anos sob gestões ineficientes, é a transferência de sede de Campo Grande (MS) para Sidrolândia (MS), município referência no agro do Estado e também do País. Em mais uma ação já sob gestão da CSR Sports, o time agora terá uma nova casa se aproximando de uma cidade que há mais de uma década não tinha um time profissional de futebol para torcer. Em 70 anos de fundação, foram poucas as vezes que a localidade experimentou o esporte mais amado do Brasil. E agora tem um time para chamar de seu. A Prefeitura de Sidrolândia (MS), no comando da prefeita Vanda Camilo, aceitou a proposta de ajudar a equipe, principalmente cedendo o Estádio Municipal Sotero Zarate para os jogos durante o Sul-Mato-Grossense da primeira divisão.
Mesmo com o trabalho já em pleno planejamento e andamento desde dezembro de 2022, foi apenas na terça-feira (17) que os moradores de Sidrolândia (MS) foram apresentados ao seu novo time e também à empresa CSR Sports. Com evento iniciado às 20 horas no plenário da Câmara Municipal, integrantes da comissão técnica e elenco 2023 tiveram seus nomes divulgados e rostos conhecidos. No comando da equipe o experiente Ailton Silva que, com títulos no Brasil e no exterior (foi eleito o melhor técnico da Toyota Thai League 2019 após campanha do título), chega para fazer história na nova equipe do Novo FC-MS. Entre os atletas, destaque para o atacante Rodriguinho, campeão do Campeonato Brasileiro 2010 com o Fluminense-RJ. Leo Colman e Luan Rodrigues, velhos conhecidos da torcida, também estão confirmados.
O evento de apresentação do elenco foi marcado por presenças ilustres tanto do município de Sidrolândia (MS) como da história do futebol brasileiro. Compareceram à cerimônia, por parte da cidade e do estado, a vereadora e vice-presidente da Câmara, Cristina Fiuza; a secretária de Juventude, Esporte e Lazer Arielle Souza; o vice-presidente da Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul e um dos fundadores do Novo FC, Américo Ferreira; o secretário-executivo da FUNDESPORTE/MS Paulo Picardi; e Jurandir Camilo de Azevedo, irmão da prefeita Vanda Camilo e também representando no evento os ex-jogadores de Sidrolândia (MS). Edu, ex-ponta esquerda do Santos FC-SP e Seleção Brasileira; o executivo de novos negócios Tony Pi e o jornalista e cronista esportivo Olivério Júnior, a convite da CSR Sports, foram os destaques da bela festa na noite de terça-feira. Também se fizeram presentes o empresário César Soler e o presidente do Novo FC-MS, Éder Cristaldo. Cerca de 100 convidados entre investidores, empresários, pessoas públicas e torcedores também lotaram a assembleia.
Experiente empresário do ramo do futebol há mais de 15 anos a frente da CSR Sports, com boa entrada no mercado nacional e internacional, principalmente a China, César Soler deu uma ideia ao povo de Sidrolândia (MS) sobre o projeto e, principalmente, reforçou que é uma ideia que veio para ficar. “Mais um desafio. Quero agradecer, na pessoa do senhor Jurandir, a prefeita Vanda Camilo. Ela infelizmente não pôde estar aqui, mas, por tudo que a Cidade já nos fez, ela se fez muito presente. Peço aos atletas que respeitem a cidade, respeitem a camisa do clube e trabalhem com dignidade e honestamente. Sempre aprendi com meu pai que, com trabalho, a gente pode chegar a lugares que a gente nem imagina. E a nossa vida é pautada por isso. Vamos retribuir todo o carinho que a cidade dos deu. Chegamos para ficar e contamos com o apoio de todos os munícipes”, disse César Soler, empresário da CSR Sports e o agora gestor do Novo Futebol Clube-MS.
O ex-jodador Edu, convidado ao evento pela CSR Sports, se tornou “padrinho” do Novo FC-MS. Ídolo do futebol e com uma experiência inquestionável, deixou seu recado aos atletas. “Acho que o mais importante para vocês conseguirem o sucesso é a amizade de vocês, o respeito. Não importa se você está no banco de reservas, torça para seu companheiro que está jogando porque as coisas vão dar certo. Até hoje meus maiores amigos em Santos (SP) são o Pepe e o Abel (também ex-pontas esquerdas do Santos FC-SP e ídolos do futebol brasileiro), atletas que disputavam a mesma posição que eu. A amizade é muito importante para vocês chegarem onde quiserem e eu estou torcendo muito por isso”, disse.
Outro convidado pela CSR Sports para estar presente na cerimônia, o executivo Tony Pi também direcionou palavras de apoio aos integrantes da diretoria, comissão técnica e atletas do Novo FC-MS. E parabenizou o município por abraçar o projeto. “Primeiro gostaria de parabenizar o empresário César Soler e a cidade de Sidrolândia (MS), que está abraçando este projeto de forma profissional. Estão chegando todos estes atletas, alguns com experiência e outros novos que, principalmente, trarão a este local a oportunidade de ter um futebol bem trabalhado, bem jogado. Tenho que aplaudir esta iniciativa da Prefeitura de logo aceitar apoiar esse trabalho. Conhecendo o passado do César, dele já estar trabalhando com países orientais, principalmente a China, acho que, pensando para o futuro, com certeza e com a minha experiência, posso dar uma ajuda ao time, a cidade e à região”, finalizou.
Campeão na maioria dos clubes que trabalhou e, onde não veio o título, vem um bom histórico de acessos e revelações de atletas para o futebol do Brasil e do mundo, Ailton Silva se pronunciou pela primeira vez agora como técnico do Novo Futebol Clube de Sidrolândia-MS. “A expectativa é das melhores possíveis. O futebol, para nós, é nosso trabalho e sustento, mas a gente sabe que o futebol é entretenimento, é alegria, é paixão. Pode movimentar muito uma cidade, um estado. E é isso que estamos focados aqui, pensando em fazer o melhor. Desde o primeiro dia, quando chegou uma boa parte do elenco, eles já começaram a treinar, já começaram a suar, transpirar. A gente pode até ter um dia em que não estaremos bem taticamente, tecnicamente, mas não faltará empenho. Nós vamos nos dedicar de corpo e alma, 100%, para sermos vitoriosos aqui, para fazermos Sidrolândia (MS) entrar no cenário nacional e conquistar muitas coisas”, inicou o comandante.
“Chegamos para sermos campeões, para buscarmos vagas na Copa do Brasil, Copa Verde, a Série D, para a gente ter calendário. Assim fica mais fácil para a diretoria poder contratar porque vai contratar para o ano inteiro. A cidade e o estado vão ter atrações para o ano inteiro e por isso a expectativa é a melhor possível. E a gente conta com a cidade para nos apoiar, nos incentivar. Tem hora que vai ser difícil, que o jogo vai enroscar e a gente vai precisar do apoio dos torcedores para a gente sair do momento difícil do jogo. E isso nós vamos prometer, que não vai faltar empenho, não vai faltar dedicação, entrega, para que a gente faça o melhor para o Novo FC-MS, para Sidrolândia, para o Mato Grosso do Sul”, reforçou o técnico Silton Silva.
E finalizou: “Cada um aqui tem que dar o seu melhor, se entregar. Não adiantar vir e entregar 50%. Tem que vir e entregar 100%. E assim a gente sabe que vai ficando cada vez mais perto do sucesso, da vitória, e é isso que eu espero aqui, junto com algum sucesso que já tive pessoalmente, estar junto desse grupo, dessa diretoria, tem alguns aqui que já estão nos ajudando muito, a cidade já está comprando a ideia, a gente sente esse calor, sente o apoio, e é isso que a gente está precisando, porque nós vamos ter que doar essa vontade de vencer, de querer ser o melhor, em troca disso que cidade já está nos oferecendo, esse apoio, esse calor humano que nós já estamos sentindo”.
O empresário César Soler aproveitou o encerramento da cerimônia de apresentação do Novo FC-MS aos munícipes de Sidrolândia (MS) para justas homenagens. O recém contratado roupeiro da equipe, Davizão, foi escolhido para dar a camisa 11 ao ídolo Edu. Já o ex-vereador da cidade e político influente, Ademir Osiro, recebeu a missão de homenagear o executivo Tony Pi com a camisa 10. O presidente do NFC, Éder Cristaldo, entregou a camisa 14 a Jurandir Camilo agradecendo todo o apoio da prefeita Vanda Camilo e dos ex-jogadores sidrolandenses.
O novo Futebol Clube de Sidrolândia-MS estreia no Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A 2023 no sábado (28), às 15 horas, quando enfrente o Aquidauanense-MS no Estádio Noroeste, em Aquidauana (MS), em confronto válido pela 2ª rodada. O primeiro jogo em Sidrolândia (MS), no Estádio Municipal Sotero Zarate, válido pela 1ª rodada, acontece na quarta-feira (1), com horário a definir, contra o Operário Atlético Caarapoense-MS.
Novo Futebol Clube de Sidrolândia-MS
O Novo Futebol Clube de Sidrolândia é um clube de futebol situado em Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul. Foi fundado em 11 de outubro de 2010 por ex-membros da torcida organizada do Operário Futebol Clube como Novoperário Futebol Clube, com sede em Campo Grande (MS). A mudança oficial de município aconteceu em 17 de janeiro de 2023 com cerimônia realizada na Câmara Municipal. Na ocasião foi apresentada a empresa do ramo de futebol paulistana, CSR Sports, como nova gestora.
No início foi escolhido o nome Novoperário Futebol Clube como uma continuação da história realizada pelo Operário, maior vencedor do Estado. As cores escolhidas - o dourado, branco e preto – eram as mesmas do clube da Capital. A partir de 2019, para se desvincular de vez da equipe homenageada, passou a se chamar Novo Futebol Clube e a utilizar o preto, branco e verde como cores oficiais.
Após a fundação em 2010, foi se profissionalizar apenas em 2011, quando entrou na disputa do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B, a 2ª Divisão do estadual. Em 2012 veio o primeiro título da ainda breve história com a conquista da Série B e o primeiro acesso à elite do futebol do Mato Grosso do Sul.
A permanência na 1ª Divisão sul-mato-grossense aconteceu até 2019, quando o time foi rebaixado. Apenas em 2022, e contando com parceria da CSR Sports, a equipe retornou à elite do futebol do Estado, reestreando no Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A em 2023.